A invenção
Já no século XVII se idealizavam os veículos impulsionados a vapor; Ferdinand Verbiest, um padre da Flandres, demonstrara-o em 1678 ao conceber um pequeno carro a vapor para o imperador da China. Em 1769, Nicolas-Joseph Cugnot elevava a demonstração à escala real, embora a sua aplicação tenha passado aparentemente despercebida na sua terra-natal, França, passando a desenvolver-se sobretudo no Reino Unido, onde Richard Trevithick montou um vagão a vapor em 1801. Este tipo de veículos manteve-se em voga durante algum tempo, sofrendo ao longo das próximas décadas inovações como o travão de mão, caixa de velocidades, e ao nível da velocidade e direção; algumas atingiram o sucesso comercial, contribuindo significativamente para a generalização do tráfego, até que uma reviravolta contra este movimento resultava em leis restritivas no Reino Unido, que obrigavam aos veículos automóveis a serem precedidos por um homem a pé acenando uma bandeira vermelha e soprando uma corneta. Efetivamente, estas medidas travaram o desenvolvimento do automóvel no Reino Unido até finais do século XIX; entretanto, os inventores e engenheiros desviavam os seus esforços para o desenvolvimento dos caminhos-de-ferro, as locomotivas. A lei da bandeira vermelha só seria suprimida em 1896.
Evolução do automóvel[editar]
Alguns modelos célebres da indústria automobilística, entre populares e de luxo, destacando a evolução do design:
Oldsmobile Modelo 6C Curved-Dash-Olds(1904) | Rolls-Royce Silver Ghost Tourer(1911) | Ford Modelo T (1927) | |
Dodge D11 Luxury Liner 4 Portas Sedan(1939) | Nash Ambassador (1942) | Jaguar XJ220 (1992) | |
Ferrari 250 Le Mans (1964) | Volkswagen Sedan Duas Portas(1969) | Opel Vectra 2ª Geração (1997) |
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